Você já ouviu falar da criação de animais mochos?

Facebook Twitter Google + Pinterest Linkedin Reddit
Você já ouviu falar da criação de animais mochos?

Josué Aparecido é produtor de leite no município de Birigui (SP). Ele tem um rebanho de quase 70 vacas. Juntas, elas produzem 1.100 litros de leite por dia. A maioria é da raça girolando e todos os animais são mochos, ou seja, não têm chifres.

O criador explicou que quando o gado tem chifres o manejo fica mais difícil. Complica na hora da ordenha e da alimentação no cocho.

Para interromper o crescimento dos chifres, o pecuarista tem que queimá-los quando o animal é ainda bezerro. Isso sempre causa algum tipo de sofrimento. Mas a solução pode estar a caminho. Um grupo de 20 estudantes, coordenados pelo professor e veterinário José Fernando Garcia, da Unesp de Araçatuba (SP), está desenvolvendo uma pesquisa para modificar o DNA dos animais, fazendo com que eles já nasçam sem os chifres.

Foi o pesquisador Adan Taiti Otsunomyia que encontrou no DNA do nelore a parte responsável pelo desenvolvimento dos chifres. Nos Estados Unidos, esse procedimento já foi feito com sucesso. No Brasil, a experiência é inédita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *