Jabuti

Jabuti

O Jabuti é um réptil da família dos Quelônios, animais de sangue frio que necessitam do sol para se aquecer, motivo pelo qual preferem campos mais abertos, pequenos bosques e veredas. Na natureza, vive sozinho até o período de acasalamento, que ocorre na Primavera, sendo que a desova, por sua vez, ocorre entre abril e junho. A fêmea põe, em média, de um a quinze ovos por postura. Às vezes, ela não consegue cobrir todos os seus ovos na terra, sendo necessário, portanto, ficar atento para não deixar o ninho exposto aos raios solares e a umidade excessiva.
Apesar de ter vontade própria, o Jabuti é calmo, paciente e um excelente animal de estimação. Uma vez respeitado, adapta-se muito rapidamente aos seus donos e às pessoas com que convivem. As crianças fascinam-se por ele devido às características físicas e tolerância durante o manuseio. É importante lembrar que, mesmo assim, as brincadeiras com o Jabuti devem ser realizadas com cuidado, pois trata-se de um animal vivo, e não de um brinquedo.
Quanto ao criadouro, essa espécie necessita de um espaço mínimo de 3x2x1m, com terra, grama e plantas, em uma temperatura de 26° a 32°C. Se mantido em baixas temperaturas, o animal pode ter pneumonia. Portanto, deve-se evitar locais muito úmidos, pois essas condições propiciam a infestação de fungos e bactérias, desprendendo os escudos córneos da carapaça.
O Jabuti vive aproximadamente 80 anos.