Gatos que têm as garras cortadas mordem mais seus donos e são agressivos

Facebook Twitter Google + Pinterest Linkedin Reddit
Gatos que têm as garras cortadas mordem mais seus donos e são agressivos

garras cortadas – Ilegal no Brasil desde 2008 e em diversos outros países, o corte total das unhas de gatos era adotado por alguns donos de felinos para evitar arranhões e estragos em roupas e móveis. Chamada de onicectomia, a técnica não é recomendada por veterinários e, segundo um recente estudo, pode fazer com que o animal se torne mais agressivo.

Gatos sem unhas têm mais dores e são mais agressivos

 A pesquisa, publicada pelo Journal of Feline Medicine and Surgery, avaliou o comportamento de um total de 274 gatos, sendo que metade deles teve suas unhas retiradas pelo procedimento. Os donos dos pets também foram questionados sobre o comportamento dos animais para a realização do trabalho científico.

Foi descoberto então que os gatos sem garras se mostraram até sete vezes mais desobedientes que os outros, além de serem quatro vezes mais mordedores e três vezes mais agressivos que os felinos que tiveram as unhas preservadas.

mau humor gato 216 400x800 0

Os estudiosos ainda observaram que os animais sem unhas apresentavam três vezes mais chances de desenvolver problema na coluna, já que a operação de retirada de garras diminui a altura do bichinho.

As dores nas costas provocadas pela falta das garras seriam o principal motivo pela e agressividade maior dos felinos, uma vez que, ao se sentirem incomodados, apresentavam o comportamento pouco amigável.

-vix

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *