Equinos / Problemas comportamentais

Equinos / Problemas comportamentais

Os comportamentos indesejados são atitudes normais do cavalo, observadas na vida selvagem, porém podem causar problemas no manejo e uso do equino.

Podemos citar como exemplo as mordeduras, recusas e etc.

Já os comportamentos aberrantes, são exclusivos de cavalos estabulados, tais como: a aerofagia, a auto-mutilação e algumas manifestações de agressividade.

Cada um desses problemas comportamentais necessita ser avaliado e tratado adequadamente. Mudanças no manejo e na lida do cavalo são as bases do sucesso da terapia e, para isso, devemos ter a cooperação da equipe do haras e dos proprietários dos animais em questão. 

O que são Estereotipias?

São comportamentos repetitivos que parecem não variar muito, mas que não têm função óbvia. Algumas pessoas chamam estes comportamentos de “vícios de cocheira”.

O que causa as Estereotipias?

Podemos induzir a manifestação de estereotipias em animais através da restrição ambiental. As estereotipias estão associadas a ambientes de cativeiro, tédio, frustrações, situações de redução do bem-estar, entre outras. Devido ao rítmo dos grandes centros urbanos, ao dinamismo e às facilitações adotadas no manejo dos equinos, o cavalo doméstico está cada vez mais susceptível a apresentação de estereotipias e outras disfunções comportamentais.