Equinos / Escavação

Equinos / Escavação

O que é a Escavação Excessiva?

O comportamento escavatório ou de bater as patas dianteiras no solo, é um comportamento natural dos equinos.

Os cavalos o utilizam para avaliar de modo tátil o solo, para procurar alimento e antes de rolar. Dentro de um repertório de comportamentos naturais, a escavação é normalmente limitada a breves períodos de tempo.

Se ela ocorrer de forma demasiada, passa a ser considerada um comportamento anormal. A escavação excessiva é observada quase que exclusivamente em cavalos com contato social restrito ou nulo.

O aparecimento da Escavação Excessiva é decorrente de: um mau manejo das instalações e dos animais, além da possibilidade de imitação de outros cavalos anteriormente acometidos, ou ambas as causas.O cavalo que apresenta esta estereotipia é um animal que teve privações emocionais de forma crônica (por muito tempo).

Semelhantemente à Dança do Urso, este comportamanto pode ser desencadeado por um estado de agitação – como ocorre quando os companheiros de celeiro saem ou voltam para suas baias, ou quando se aproxima o horário da alimentação dos cavalos. 

Formas extremas podem levar a um enorme desgaste dos cascos de cavalos não ferrados, que, se não tratados adequadamente, podem resultar no posicionamento anormal dos membros e subsequentes problemas ortopédicos.