Como se tornar um dono melhor para seu animal de estimação ?

Facebook Twitter Google + Pinterest Linkedin Reddit
Como se tornar um dono melhor para seu animal de estimação ?

animal de estimação – Assim como acontece com a paternidade, não nascemos sabendo como ser o melhor dono para um animal de estimação. A boa notícia é que podemos aprender na hora. Desde que tenha boas intenções, seja afetuoso e atenda a suas necessidades básicas, será o herói de seu cão ou gato.

Dicas para ser um dono melhor para seu animal de estimação

Mas além de atender às necessidades primárias dos animais, existem outros hábitos que te tornam o melhor dono possível. Gostaria de saber como? Nós te contamos:

1. Preste atenção a sua saúde

Leve seu animal ao veterinário para um check-up geral uma vez ao ano.Não esqueça de seguir o calendário de vacinas obrigatórias e, caso deseje, de vacinas secundárias. O profissional se encarregará de realizar certos exames para se assegurar de que tudo está bem. Caso contrário, indicará o tratamento adequado. Observe o animal em busca de sinais ou sintomas de doenças, dor ou incômodos.

animal de estimação merece o melhor dono

2. Evite a proliferação de parasitas em seu animal de estimação

As pulgas e os carrapatos são um problema comum em cachorros. Mas além de ser um incômodo para o animal ficar se coçando o dia todo, os parasitas podem gerar doenças (inclusive algumas em pessoas). Use um remédio eficaz para eliminá-los, segundo as características do animal de estimação. Existem no mercado diferentes opções.

3. Ofereça comida saudável

É possível pedir recomendações ao veterinário ou ao criador, assim saberá qual alimento é melhor para ele. O tipo, a quantidade e o número de refeições dependerá da idade, raça, peso e atividades que realiza durante o dia. Uma dieta saudável é sinônimo de um cachorro sadio.Caso queira ser um dono melhor para seu animal, ofereça a ele a comida que necessita.

Claro, não pode esquecer da água. A hidratação é fundamental (assim como para as pessoas). Lembre-se de trocar a água todos os dias, principalmente na época do verão, e caso o recipiente fique exposto ao sol durante muitas horas. Que seu cão nunca fique sem água fresca.

4. Limpe seus dentes do seu animal de estimação

Ou pode levá-lo ao veterinário para que isso seja feito. Sozinhos, eles não conseguem seguir uma rotina de higiene bucal, assim, deverá ajudá-lo se quer ser o melhor dono para seu animal. Há produtos caninos similares à pasta de dente, mas se for muito difícil para você, é possível comprar guloseimas mastigáveis que limpam os dentes, caninos e gengivas, etc.

5. Realize a castração

A castração é uma das melhores maneiras de ser um bom dono, por várias razões. Para começar, porque estará evitando a proliferação de cães de rua ou abandonados, e porque reduzirá os problemas de saúde que animais não castrados podem ter (câncer de mama, de ovário ou de testículos). Além disso, os cães castrados são mais tranquilos, não brigam, nem fogem… Tenha cuidado, porque também podem acabar obesos. Preste atenção em sua dieta.

6. Coloque uma plaquinha ou chip nele

Ainda que o animal esteja castrado e passeie sempre de coleira, nunca sabemos o que pode acontecer caso se assuste ou aconteça um acidente. As placas são muito baratas e levam seu nome e telefone para que quem encontrá-lo possa entrar em contato. No caso dos chips(obrigatórios em muitos países e cidades), ajudam a encontrar os cães mais facilmente.

7. Dê banho e penteie-o

Além de ser uma questão estética, é certo que os animais precisam estar limpos. A frequência dependerá do tipo de pelo (curto, médio ou longo), da época do ano (no verão, podem ficar mais sujos), das atividades (não é o mesma coisa um cão ativo e um sedentário), e até da idade (os filhotes ficam mais expostos à sujeira). Use xampu específico e não esqueça de secá-lo muito bem para que não saia na rua ainda úmido. Aproveite para pentear o pelo e deixá-lo sedoso e brilhante.

cuide bem do seu animal de estimação

8. Brinque com seu animal de estimação

É verdade que atualmente não temos muito tempo livre, mas se deseja ser um dono melhor para seu animal, terá que lhe dar atenção (do contrário, recomendamos que não adote um cão ou gato). Os peludos ficam muito felizes quando brincam com as pessoas. Arrume uma bola, leve-o ao parque, rolem na grama e permita que ele brinque com outros cães.

 

 

 

fonte e imagem: meusanimais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *