Cães / Obesidade

Cães / Obesidade

A obesidade canina é a desordem nutritiva mais frequente nos cães de estimação. A percentagem de animais que sofre deste problema vai desde 24% a 40%.

A primeira coisa que temos de fazer é definir o que é a obesidade canina. A obesidade canina é um excesso de peso de mais de 20% do peso ideal do animal. Geralmente aparece em cães cujo estilo de vida é sedentário. Alias, são cães com acesso a alimentos e guloseimas com densidade energética elevada para um canino. A principal causa da obesidade canina é a ingestão excessiva de calorias. São diversos os factores que influenciam neste problema: A idade do cão, desequilíbrios hormonais, a raça, o sexo, o estilo de vida, o regime alimentar, …

A obesidade canina pode trazer graves problemas respiradores, cardíacos, cutâneos, articulares, ósseos, renais, … e inclusive uma menor resistência às infecções. Alias, agrava os problemas de displasia e pode dificultar a actuação de insulina, fazendo com que o tratamento seja menos eficaz e as doses requeridas sejam maiores. Como vemos, os problemas que provoca a obesidade no nosso cão são a ter em conta.

Se crês que o teu cão possui um pouco de peso em excesso ou mesmo obeso, é aconselhável que vás a um veterinário realizar um check-up, procurar possíveis causas eventuais ou patológicas e ajudar-te a tratar do teu cão, estabelecendo um regime e um estilo de vida apropriado para o cão. Quando o cão alcançar o seu peso ideal, continua vigiando-o (o peso) e assegura-te que o animal continua a alimentar-se da mesma forma.

Não é fácil que um cão perca peso (tal como acontece connosco). Não deves ficar impaciente pois os resultados são lentos e custosos.

cachorro-gordo-obesidade