Cães / Grupos de Raças

Cães / Grupos de Raças

Cães Pastores e Boiadeiros

Cães Pastores e Boiadeiros – Não é difícil imaginar que, ainda em tempos remotos os pastores sentiram a necessidade de proteger os seus rebanhos, tanto dos ataques de animais selvagens, quanto do próprio homem, e que pensaram em solucionar estes problemas recorrendo aos cães, que provavelmente já eram utilizados na caça e proteção de propriedades.

Era necessário, porém, que estes cães pastores apresentassem um tipo físico específico. Deveriam ser fortes e velozes, particularmente resistentes às intempéries e longas caminhadas, e que tivessem uma pelagem clara, para que pudessem ser facilmente identificados em meio ao rebanho, mesmo à noite.

A seleção natural e a domesticação produziram esses cães ainda em tempos antigos, com origem provável no continente asiático, e é plausível afirmar que os primeiros exemplares tenham chegado a Europa acompanhando os mercadores fenícios, que usavam esses cães como objeto de troca.
Outras hipóteses propostas são que esses cães teriam seguido às legiões romanas que voltavam das expedições ao Oriente, ou ainda migrado à Europa com os Cumanos, povo de origem tártara, que no século XI, vencidos pelos Mongóis, retirou-se da região da Moldávia até a Hungria.

Graças à excepcional inteligência, vigor físico e notável resistência, os cães pastores e boiadeiros de hoje exercem ainda inúmeras outras funções além de suas tarefas tradicionais.

Veja abaixo, as raças de cães pastores e boiadeiros, (exceto os boiadeiros suíços). Agrupamos nesta página, todas as raças de cães pertencentes ao Grupo 1 da FCI, como o Pastor Alemão , o Border Collie, o Bouvier de Flandres, entre outras.

 

Australian Cattle Dog
Australian Cattle
Australian Shepherd
Pastor Australiano
Bearded Collie
Bearded Collie
Border Collie
Border Collie
Bouvier de Flandres
Bouvier de Flandres
Briard
Briard
Collie
Collie
Cuvac
Cuvac
Komondor
Komondor
Kuvasz
Kuvasz
Pastor Maremmano
Maremano Abruzês
Old English Sheepdog
Old English Sheepdog
Pastor Alemão
Pastor Alemão
Pastor de Beauce
Pastor de Beauce
Pastor Belga
Pastor Belga
Pastor Belga Groenendael
P. Belga Groenendael
Pastor Belga Laekenois
Pastor Belga Laekenois
Pastor Belga Malinois
Pastor Belga Malinois
Pastor Belga Tervueren
Pastor Belga Tervuren
Pastor bergamasco
Pastor Bergamasco
Pastor Branco Suíço
Pastor Branco Suíço
Pastor de Shetland
Pastor de Shetland
Pastor de Tatra
Pastor de Tatra
Puli
Puli
Pumi
Pumi
Schipperke
Schipperke
Welsh Corgi Cardigan
Welsh Corgi Cardigan
Welsh Corgi Pembroke
Welsh Corgi Pembroke

Cães de Guarda, Trabalho e Utilidade

Cães de Guarda, Trabalho e Utilidade – Apesar de haver um grande número de raças que pertencem a este grupo canino, pode até mesmo parecer um número pequeno se levarmos em conta que não existe cão que, por instinto, não vigie a casa ou que não reaja ao ver o dono sob alguma ameaça.

Na verdade, neste segundo grupo das raças caninas, a Cinofilia internacional procurou reunir sobretudo aquelas que cumprem tradicionalmente as funções de cão de guarda e defesa desde tempos distantes, e também as chamadas raças de utilidade, isto é, os cães trabalhadores, que exercem com boa aptidão diversas atividades que auxiliam o homem.

Fazem parte deste grupo canino as raças que participam nas exposições das chamadas “provas de trabalho” e que são classificadas pelos aspectos físicos e psíquicos requeridos pelos respectivos padrões.

Entre os cães de guarda e de defesa encontramos os cães de montanha e os mastins, descendentes dos antigos molossos, entre eles os cães de montanha dos Pirineus, os São Bernardos, os Berneses, os Terranovas entre tantos outros.

Também fazem parte do grupo dos cães de guarda e trabalho, as raças germânicas altamente especializadas como o Rottweiler, o Boxer e o Dobermann.

Veja abaixo as raças de cães pertencentes ao Grupo 2 (cães pinschers, schnauzers, molossóides, boiadeiros e montanheses suíços e raças assemelhadas). Confira as raças como o Pinscher , oSchnauzer, o São Bernardo, entre outras.

Affenpinscher
Affenpinscher
Bernese Mountain Dog
Bernese Mountain Dog
Boxer
Boxer
Bulldog
Bulldog
Bullmastiff
Bullmastiff
Cane Corso
Cane Corso Italiano
Cão Fila de São Miguel
Cão Fila de São Miguel
Cão da Serra da Estrela
Cão da Serra da Estrela
Cimarrón Uruguayo
Cimarrón Uruguayo
Dobermann
Dobermann
Dogue Alemão
Dogue Alemão
Dogue de Bordeaux
Dogue de Bordeaux
Dogo Argentino
Dogo Argentino
Fila Brasileiro
Fila Brasileiro
Mastiff Inglês
Mastiff
Mastim Espanhol
Mastim Espanhol
Mastino Napoletano
Mastino Napoletano
Mastim Tibetano
Mastim Tibetano
Cão da Montanha dos Pireneus
Pastor dos Pirineus
Pinscher
Pinscher
Rottweiler
Rottweiler
São Bernardo
São Bernardo
Schnauzer Gigante
Schnauzer Gigante
Schnauzer Miniatura
Schnauzer Miniatura
Schnauzer
Schnauzer Standard
Shar-Pei
Shar Pei
Terranova
Terra Nova
Tosa
Tosa

 

Cães Terriers

Cães Terriers – O termo terrier provém da palavra latina “terra” que define os cães destinados a caçar em terra, ou seja, na toca.

Embora muito debatida, há muito tempo acreditava-se na teoria de que todos os terriers tiveram origem na Grã-Bretanha. Hoje, especialistas inclinam-se a acreditar, que os antepassados da maioria dos terriers foram levados às ilhas inglesas em épocas anteriores à nossa era e, embora cães idênticos permanecessem na Europa continental e em outras partes do mundo, distintas circunstâncias favoreceram a evolução das variedades estabelecidas na Grã-Bretanha.

Por serem pequenos, resistentes e, portanto, fáceis de se manter, além de serem úteis nas diversas atividades de caça de toca, os cães terriers eram, em tempos não tão distantes, criados principalmente por pessoas de poucos recursos.Os Terriers modernos são às vezes muito diferentes dos seus rústicos antepassados.

A popularidade que obteve uma ou outra raça, muitas vezes não dava tanta importância às suas habilidades como caçadores do que à beleza da pelagem e demais caprichos da moda, como cor, posição das orelhas e da cauda, etc. Mas apesar destes caprichos humanos, um verdadeiro cão terrier, de qualquer raça que seja, possui as mesmas qualidades físicas e psíquicas que os tornaram populares há quase 2 mil anos.

Veja abaixo as raças de cães pertencentes ao Grupo 3 (cães terriers). Confira nesta página, raças como o Fox Terrier, o Cairn Terrier, o Terrier Brasileiro e o Yorkshire Terrier.

Airedale terrier
Airedale Terrier
Boston Terrier
Boston Terrier
Bull Terrier
Bull Terrier
Cairn Terrier
Cairn Terrier
Fox Terrier Pelo Duro
Fox Terrier Pelo Duro
Fox Terrier Pelo Liso
Fox Terrier Pelo Liso
Jack Russell Terrier
Jack Russell Terrier
Kerry Blue Terrier
Kerry Blue Terrier
Norfolk Terrier
Norfolk Terrier
Scottish Terrier
Scottish Terrier
Staffordshire Bull Terrier
Staff Bull Terrier
Terrier Brasileiro
Terrier Brasileiro
West Highland White Terrier
“Westie”
Yorkshire Terrier
Yorkshire Terrier

Cães Dachshunds

Cães Dachshunds – O quarto grupo das classificações das raças de cachorros reune os três tipos de bassets alemães, conhecidos como “Dachshund” ou “Teckel”. Embora sejam considerados raças independentes, possuem um único padrão oficial.

Originalmente os Dachshunds são conhecidos como cães de toca por natureza. Devido ao apurado olfato e seus dotes físicos, desempenham as funções de caça de toca com extrema aptidão. Apesar de conhecermos os Dachshunds como afetuosos e inteligentes cães de companhia, na Alemanha e na Inglaterra, ainda hoje, são utilizados para caçar animais de toca.

A característica física mais marcante dos dachshunds, é a visível desproporção entre o corpo alongado e os membros curtos, típicos dos bassets alemães. Destacam-se ainda pelo apuradíssimo olfato, que lhes permitem seguir a mais tênue das pistas.

Veja abaixo as raças de cães pertencentes ao Grupo 4 (cães dachshunds).

Para ver as informações das raças pertencentes a outros grupos, navegue através do menu abaixo, escolhendo o grupo canino desejado.

Teckel
Teckel (Dachshund)

 

Spitz e Cães do Tipo Primitivo

Spitz e Cães do Tipo Primitivo – O Spitz e outras raças do grupo 5, conhecidos também como cães nórdicos ou de cães de tipo primitivo, apresentam mais coisas em comum do que a região de origem.

A vasta pelagem dupla, as orelhas de forma triangular e o rabo pontudo, geralmente dobrado acima do dorso são apenas algumas das similaridades destas raças de cães, que compartilham ainda a aparência e o comportamento semelhantes aos dos lobos.

Em geral são raças de cães muito resistentes ao frio e a longas caminhadas, e também muito fortes, como por exemplo o Akita, o Husky Siberiano e o Malamute do Alaska, capazes de executarem trabalhos de tração, pastoreio e até guarda e rebanhos.Estes cães adaptam-se melhor em climas frios, amam a baixa temperatura e são aptos a se locomoverem com facilidade na neve.

Os cães do quinto grupo das classificações das raças são em geral muito dóceis, sociáveis e não gostam de viver sozinhos, preferindo sempre a vida em matilha. Apesar de inteligentes, são cães considerados independentes e por vezes um pouco teimosos, mais indicados para proprietários experientes.

Confira abaixo a lista das raças de cães pertencentes ao Grupo 5 (spitz e cães do tipo primitivo). Para ver as informações das raças pertencentes a outros grupos, navegue através do menu abaixo, escolhendo o grupo canino desejado.

Akita Americano
Akita Americano
Akita Inu
Akita Inu
Basenji
Basenji
Chow-Chow
Chow Chow
Husky Siberiano
Husky Siberiano
Keeshond
Keeshond
Lulu da Pomerânia
Lulu da Pomerânia
Malamute do Alaska
Malamute do Alaska
Podengo Português
Podengo Português
Samoieda
Samoieda
Shiba
Shiba
Spitz Alemão
Spitz Alemão
Spitz Japonês
Spitz Japonês

Cães Sabujos e Farejadores

Cães Sabujos e Farejadores – O sexto grupo das classificações das raças caninas reune os sabujos e os cães farejadores. Estes cães apresentam excepcional resistência física, além de inigualável olfato e capacidade de perseguição.

Mais do que qualquer outro cão, os sabujos conservaram o instinto para o trabalho coletivo, isto é, em matilha, típico, ainda hoje de muitos canídeos selvagens. Enquanto outras raças acenturam a individualidade, muitas vezes em prezuizo de seus instintos gregários, os sabujos e farejadores manifestaram específicas condições psíquicas que lhes tornam mais fácil a convivência entre os seus semelhantes.Embora estes cães farejadores sejam considerados ainda hoje especializados nas funções de caça, muitas das raças deste grupo tornaram-se ao longo do tempo capazes de desempenhar outras funções. O Bloodhound por exemplo é utilizado com sucesso como cão policial, enquanto outras raças deste grupo como o Beagle e o Basset Hound são considerados maravilhosos cães de companhia.

Confira abaixo, as raças do grupo 6, como o Dálmata, o Foxhound Inglês e o Rhodesian Ridgeback. Para ver as informações das raças pertencentes a outros grupos, navegue através do menu abaixo, escolhendo o grupo canino desejado.

Bassethound
Basset Hound
Basset Fulvo da Bretanha
Basset Fulvo
Petit Basset Griffon Vendéen
Basset Griffon
Beagle
Beagle
Bloodhound
Bloodhound
Dálmata
Dálmata
Foxhound Inglês
Foxhound Inglês
Otterhound
Otterhound
Rhodesian Ridgeback
Rhodesian Ridgeback

Cães Apontadores

Cães Apontadores – Os cães de mostra, ou cães apontadores foram desenvolvidos com o a intenção de se criar um cão apto a auxilar o caçador na chamada caça moderna, ou seja, a atividade de caça com a presença de armas de fogo.

O cão apontador pode ser definido como aquele que é capaz de mostrar ao caçador quando adverte a presença da presa, isto depois de haver explorado atentamente o terreno, seja muito extenso ou pouco vasto. Percebendo a presença da presa, este tipo de cão permanece imóvel como uma estátua, tensionando cada músculo do corpo, demonstrando sua total atenção, com a cauda vibrante e apontando com o focinho em direção a presa.Dentre as raças mais conhecidas no grupo dos cães apontadores estão os setters e os pointers, raças pertencentes a seção dos pointers e setters britânicos e irlandeses.

Também bastante difundidas na Europa, estão a raças de cães como os bracos e os perdigueiros, que fazem parte da seção das raças de apontadores do tipo continental.

Veja abaixo as raças como o Pointer Inglês, o Setter Inglês, o Setter Irlandês, o Braco Alemão, entre outras. Para ver as informações das raças pertencentes a outros grupos, navegue através do menu abaixo, escolhendo o grupo canino desejado.

Braco Alemão
Braco Alemão
Braco Italiano
Braco Italiano
Perdigueiro Português
Perdigueiro Português
Pointer Inglês
Pointer Inglês
Setter Inglês
Setter Inglês
Setter Gordon
Setter Gordon
Setter Irlandês
Setter Irlandês
Spaniel Bretão
Spaniel Bretão
Spaniel Francês
Spaniel Francês
Vizsla
Vizsla
Weimaraner
Weimaraner

Retrievers, Levantadores e Cães D’água

Retrievers, Levantadores e Cães D’água – Algumas das raças deste grupo, o oitavo das classificações caninas, figuram entre as mais populares em todo o mundo.

Originalmente, os retrievers, ou recuperadores de caça, são os cães responsáveis em buscar a presa abatida e trazê-la ao caçador. Os levantadores de caça são aqueles cães que também desempenham a função de espantar a presa para que possa ser avistada à distância.

Algumas destas raças enfrentam facilmente qualquer tipo de terreno, como por exemplo a maioria dos spaniels. Outras tornaram-se especialmente aptas a realizarem trabalhos na água, como o Cão D’água Português, o Barbet, entre outras.Criadas para desempenhar diversas funções nos trabalhos de caça, ao longo do tempo estes cães também tornaram-se conhecidos por serem capazes de trabalhar em outras atividades com maestria.

Devido à notável facilidade de adestramento e ao excelente faro, algumas destas raças de cães retrievers, levantadores e cães d’água, como o Golden Retriever, o Labrador, entre outras, são utilizadas nos dias de hoje em importantes funções, como cães guia, farejadores e cães de salvamento.

Veja abaixo, raças como o Clumber Spaniel, o Cocker Spaniel Inglês e outros retrievers, levantadores e Cães d’água. Para conferir as informações das raças pertencentes aos outros grupos, navegue através do menu abaixo, escolhendo o grupo canino desejado.

Barbet
Barbet
Cão D'água Português
Cão D’Água Português
Cocker Americano
Cocker Americano
Cocker Spaniel Inglês
Cocker Spaniel Inglês
Clumber Spaniel
Clumber Spaniel
Flat Coated Retriever
Flat Coated Retriever
Golden Retriever
Golden Retriever
Retriever do Labrador
Labrador Retriever
Duck Tolling Retriever
N. Scotia D. T. Retriever
Springer Spaniel Inglês
Springer Spaniel Inglês

Cães de Companhia

Estas são as raças de cães pertencentes ao Grupo 9 – cães de companhia. Confira nesta seção, todas as raças de cães de companhia como o Bichon Frisé, o Chihuahua, o Shih Tzu e o Cristado chinês.

Bichon Frisé
Bichon Frisé
Bichon Havanês
Bichon Havanês
Boston Terrier
Boston Terrier
Buldogue Francês
Buldogue Francês
Cavalier King Charles Spaniel
Cavalier King Charles
Chihuahua
Chihuahua
Coton de Tuléar
Coton de Tuléar
Cristado Chinês
Cristado Chinês
Griffon de Bruxelas
Griffon de Bruxelas
Lhasa Apso
Lhasa Apso
Maltês
Maltês
Pequinês
Pequinês
Poodle
Poodle
Pug
Pug
Shih-Tzu
Shih Tzu
Terrier Tibetano
Terrier Tibetano

Cães Lebréis ou Galgos

Cães Lebreis (galgos) – O nome Lebrél deriva de “lebre”, e foi atribuído a este tipo de cão, talvez por serem grandes velocistas, assim como o pequeno animal silvetre, ou talvez porque a caça à lebre tenha sido uma das funções que no passado eram confiadas a muitos cães deste tipo.

As raças deste grupo sempre representaram a aristocracia das raças caninas. Durante séculos, os cães Lebreis, também chamados de Galgos, foram companheiros de príncipes e soberanos. Como costuma acontecer, as origens deste grupo canino são remotas e muitas as teorias propostas. Seja como for, descendam de uma origem comum e única ou de origens diversas, todos os lebreis apresentam as mesmas características físicas. Com aparência elegante, focinho comprido e afilado, patas longas, peito estreito e profundo, músculos fortes, além de excepcional visão, os lebréis são verdadeiras máquinas de corrida.

Os lebreis são apreciados hoje em dia principalmente como cães de companhia e de luxo, embora algumas raças deste grupo continuem sendo utilizadas para funções de caça, corrida e ainda outras atividades esportivas.

Veja abaixo as raças de cães do grupo dos lebreis, como o Whippet, o Saluki, o Afghan Hound, entre outras. Para ver as informações das raças pertencentes a outros grupos, navegue através do menu abaixo, escolhendo o grupo canino desejado.

Afghan Hound
Afghan Hound
Borzoi
Borzoi
Greyhound
Greyhound
Saluki
Saluki
Whippet
Whippet
Irish Wolfhound
Wolfhound Irlandês

Raças Não Reconhecidas pela FCI

Raças de Cães Não Reconhecidas pela FCI – Veja aqui as raças de cachorros pertencentes ao Grupo 11 da CBKC (Confederação Brasileira de Cinofilia). Estas são as raças de cães que não são reconhecidas internacionalmente (sistema FCI), mas podem obter o registro no Brasil.

American Pitbull Terrier
American Pit Bull Terrier
Buldogue Campeiro
Bulldog Campeiro