Cachorros imitam a personalidade de seus donos, aponta estudo

Facebook Twitter Google + Pinterest Linkedin Reddit
Cachorros imitam a personalidade de seus donos, aponta estudo

Cachorros – Um estudo realizado por cientistas austríacos com 132 cachorros e seus respectivos donos confirmou algo que muitas pessoas já haviam percebido: os cães desenvolvem uma personalidade parecida a com a dos seus donos.

Cães são parecidos com seus donos

Seu cão é calmo ou hiperativo? A forma como ele se comporta provavelmente é um reflexo do seu jeito de agir, já que, de acordo com os pesquisadores da Universidade de Viena, na Austrália, os cães reconhecem nossas emoções e tendem a copiá-las.

A pesquisa concluiu que o estresse e a ansiedade não fazem mal só para os humanos, mas também deixam os bichinhos mais irritados.

Para o estudo, foram coletadas amostras da saliva tanto dos cachorros como de seus donos para a avaliação dos níveis de cortisol, que também é conhecido comohormônio do estresse.

Comportamento canino

De acordo com a análise do exame, foi constatado que os cachorros que têm donos mais pessimistas e ansiosos foram menos capazes de lidar com ameaças.

As principais características de cães estressados são: lamber os lábios, bocejar e se esconder de objetos e situações estressantes.

“Os donos se comportam de forma diferente porque estão pessimistas ou neuróticos e, talvez, os cachorros leiam estas emoções e acham que o mundo é mais perigoso [do que acreditavam] e por isso ficam mais reativos”, explica Iris Schoberl, autora líder do estudo publicado no jornal PLOS One.

Portanto, cachorros que têm donos pessimistas ou neuróticos têm mais dificuldade de lidar com o estresse do que outros cães.

 

-vx

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *