Aves / Ao encontrar uma ave

Aves / Ao encontrar uma ave

Sempre que encontrar uma ave, verifique:

Bumbum: Veja se não tem coco grudado, fechando o orifício anal, impossibilitando a saída das fezes. Se isso acontecer, coloque a bundinha da ave em uma aguinha levemente morna, espere um pouquinho e retire com cotonete. Depois, seque com um papel toalha ou guardanapo de papel SEM ESFREGAR e coloque bem pouquinho da pomada HIPOGLOS.

Interior da Boca:  Veja se está tudo rosadinho e se não tem nenhuma coisa branca ou amarela presa na garganta. Se isso acontecer, não tente retirar de qualquer jeito, pois como é uma região muito vascularizada, corre o risco da ave se esvair em sangue.

Falha de Penas na Cabeça: Faltando penas numa determinada região = passe um quase nada de HIPOGLOS (é uma espécie de fungo que dá nas penas e isso desaparece com o uso dessa pomada, mas tem que colocar bem pouquinho).

Asas: Abra as asas com MUITO CUIDADO, pois pode estar quebrada. Normalmente, quandouma asa está quebrada, ela é mais baixa que a outra.  Se a quebradura for recente e o pombo for ADULTO (dá para notar pela TRISTEZA da ave, pelos movimentos, etc.) dê 3 gotas de ARNICA LÍQUIDA no bebedouro que deverá conter 150 ml de água. Troque a água diariamente e coloque as 3 gotinhas.  Isso deve ser feito por UMA SEMANA. E não pode ser mais que 3 gotas, pois a Arnica contem álcool.  No caso de FILHOTÕES, dar UMA GOTA em 150 ml de água, também por UMA SEMANA. Não pode ser mais do que 1 gota, pois contem álcool.  Normalmente, não voam mais depois disso. Mas… vivem bem

Axila e Virilha: Esses dois locais as vezes sofrem arranhões de gatos que tentam pagá-las. Outra coisa é antena de carro, quando elas estão voando. Nesses dois casos, tem que IMOBILIZAR. Coloca, bem pouquinho, pomada de CYRTOPODIUM ou pomada de CALÊNDULAno ferimento, para cicatrização.  Evite que a ave se estresse.

Em Todos os Casos de Feridas: Recomendo que a gaiola fique forrada com pano,evitando assim que ESCORREGUEM no papel do fundo da gaiola, causando mais danos ao ferimento. Afinal, elas estão acostumadas a caminhar em troncos de árvores ou na terra. Sacos brancos que se usa para fazer pano de prato são ótimos. Não é bom usar nada felpudo, pois podem prender as unhas.