Assiste TV, dorme com travesseiro: cachorro realmente pode achar que é gente?

Facebook Twitter Google + Pinterest Linkedin Reddit
Assiste TV, dorme com travesseiro: cachorro realmente pode achar que é gente?

cachorro realmente – Você certamente já considera seu cão um membro da família, uma vez que constantemente o “flagra” em situações que fazem acreditar que eles até pensem ser gente, como observar a TV ligada ou apoiar a cabeça no travesseiro na hora de dormir. Mas será que os cachorros realmente podem imaginar que são seres humanos? Confira o que a ciência tem a dizer:

Curiosidades científicas sobre os cachorros

1. Cachorros realmente sentem prazer na companhia de humanos e não apenas porque sabem que dependem deles para comer. Um estudo realizado nos EUA provou, por exemplo, que cães gostam mais de receber carinho (físico e verbal) dos seus donos que receber alimentos.

cachorro assiste televisao 017 400x800
JAVIER BROSCH/SHUTTERSTOCK

2. A prática é instintiva, mas não deixa de ser um exemplo de inteligência: o hábito que os cães têm de lamber as próprias feridas ajuda na cicatrização do machucado. Ou seja, é como se os animais fizessem, assim como humanos, seus próprios curativos.

3. Se você considera seu cão um melhor amigo, saiba que o sentimento pode ser recíproco. De acordo com um estudo científico publicado pela revista Nature, o homem também é o melhor amigo dos cães. Os pesquisadores descobriram genes que podem estar ligados à tendência que os cães têm de procurar ajuda e contato com humanos.

cachorro lambida carinho 017 400x800
NINA BUDAY/SHUTTERSTOCK

4. Cães podem ser tão apegados a seus donos que são capazes até mesmo de ignorar pessoas que são rudes com seus “pais humanos”. Segundo um estudo sobre comportamento animal, cachorros conseguem perceber se alguém está sendo bom ou ruim e até fazer julgamentos conforme suas atitudes em relação a outros seres humanos.

5. Acredite: muito do que você diz é compreendido por seu cão. Uma pesquisa feita por estudiosos da Universidade Eötvös Loránd, Hungria, mostrou que cachorros não apenas entendem a entonação que nós damos à fala, como também são capazes de detectar as palavras com significado importante para eles.

cachorro pensa ideia 017 400x800
SEREGRAFF/SHUTTERSTOCK

6. Você provavelmente notou que, durante o sono, seu cão demonstra que está sonhando, certo? Pois saiba que eles podem realmente ter sonhos relacionados a rosto e cheiro de seus donos. Segundo uma professora de Harvard, os animais sonhariam com seus donos porque, assim como os humanos, sonham com as mesmas coisas em que estão interessados quando acordados, mas de forma menos lógica ou visual.

7. Até pouco tempo era conhecida a presença da memória semântica entre os cães, que é a responsável pelo aprendizado dos animais. Porém, um novo estudo provou que cachorros também têm a memória chamada episódica, ou seja, conseguem se lembrar dos momentos que viveram.

cachorro filhote crianca 0916 400x800
NINA BUDAY/SHUTTERSTOCK

8. Um estudo científico conduzido na Áustria e que contou com a avaliação de 132 cachorros e seus respectivos donos confirmou algo que muitas pessoas já desconfiavam: os cães desenvolvem uma personalidade parecida a com a dos seus donos.

9. Após uma série de experimentos realizados durante dois anos e que contou com o estudo do cérebro de cães através de ressonância magnética, o neurocientista Gregory Berns, da Universidade Emory, EUA, concluiu: “cachorros também são pessoas”. De acordo com o especialista, a habilidade de mostrar emoções positivas, como amor e apego, significaria que os cães têm um nível de sensibilidade comparável ao de uma criança humana.

 

 

 

 

fonte: vix

Imagem: JAVIER BROSCH/SHUTTERSTOCK

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *