Câmara discute autorização para transporte de animais em ônibus

Facebook Twitter Google + Pinterest Linkedin Reddit
Câmara discute autorização para transporte de animais em ônibus

transporte de animais – A Câmara Municipal de Londrina (CML) vota nesta quinta-feira (10), em primeiro turno, projeto de lei apresentado pela vereadora Daniele Ziober (PPS) que autoriza o transporte de animais no transporte coletivo local. A proposta estabelece o ingresso nos ônibus, como o limite de 16kg por bicho, e obrigação de carregá-lo em uma “casinha” feita de fibra de vidro ou material semelhante.

O texto diz que o transporte “não poderá prejudicar a comodidade e segurança de outros passageiros, como também acarretar alterações no regime de funcionamento da linha, itinerários e paradas previamente determinadas”. Os donos só poderão carregar dois animais por vez. O horário para viajar será das 9h às 17h e das 20h até 6h.

Durante a tramitação pelas comissões da Câmara, foram aprovadas algumas alterações, como a determinação de o animal estar devidamente asseado e, em caso dos silvestres, a apresentação obrigatória de autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama).

Consultado, o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários (Sinttrol) de Londrina concordou com o projeto. O setor jurídico da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) seguiu na mesma linha.

Daniele Ziober diz que está “muito otimista” e acredita que “a iniciativa será aprovada, mesmo que não seja de forma unânime”. Para a parlamentar “emendas que eventualmente forem sugeridas serão bem-vindas”.

Segundo ela, “o preconceito que ainda existe em permitir o transporte de animais em ônibus é provocado pela desinformação. Nem todos possuem condições ou até carro de levar o cão ou gato ao veterinário. É uma quebra total de paradigma”, concluiu Ziober.

Adote o Otto

O Portal Bonde lançou no início deste mês a campanha ‘Adote o Otto’, para estimular a adoção responsável de animais em Londrina. A ideia para essa iniciativa surgiu no final de junho, quando foi publicada uma reportagem sobre o abandono de um cachorro, que recebeu o nome Otto, no campus da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

A grande mobilização dos leitores junto às redes sociais revelou que a adoção responsável de animais é um assunto urgente e necessário na cidade. Prova disso é o que aconteceu ao Otto: em 28de junho, câmeras de segurança da UEL flagraram um homem abandonando o cachorro nas proximidades do Hospital Veterinário (HV).

O Otto, um jovem adulto sem raça definida (SRD), está em busca de um novo lar. Amoroso e super saudável, o cão já foi vacinado e está pronto para ganhar uma nova família. Os interessados em adotá-lo devem entrar em contato com o Portal Bonde de segunda a sexta-feira, em horário comercial, pelo telefone (43) 3374-2387.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *