11 coisas que os cães odeiam que os donos façam

Facebook Twitter Google + Pinterest Linkedin Reddit
11 coisas que os cães odeiam que os donos façam

cães odeiam – Muitos tutores não entendem que cães são cães e não humanos, e portanto muitas coisas naturais pra nós não são agradáveis para eles. Nesse artigo você encontra 11 coisas que muitos donos fazem e os cães detestam. Inclusive, você pode fazer alguma dessas coisas, e pode conseguir mudar essas situações para ter uma convivência ainda melhor com seu cão.

Banhos em excesso e exagerados

Cães odeiam banhos em excesso por que cães tem pele mais sensível a água do que nós, eles precisam da oleosidade natural da pele deles. Além do fato de que os cães não se estivessem na natureza não tomariam banhos  como os que damos com perfuminhos, por isso saiba que não precisa exagerar nos produtos de banho. Deixe seu cão cheirar como cão.

Falar demais sem gesticular

Cães não entendem sua língua, eles na verdade assimilam palavras e gestos as suas vontades. Tenha noção que quando você fala demais ou até gesticula de forma bagunçada, ou dar ordens usando frases longas ao invés de comandos curtos, tudo isso incomoda seu cão.

Eles são ótimos em entender os gestos e ler expressões faciais, então se você, por exemplo, der uma bronca longa no seu cão, a situação será apenas desconfortável para ele e ele não vai entender o que fez de errado.

Quando o tutor tem medo

Cães precisam de líderes, se o líder da matilha, no caso deveria ser você o líder do seu cão, estiver com medo ou assustado, ou simplesmente tiver uma reação de tensão a alguma situação, isso vai ser incomodo para o seu cão.

Se o líder está com medo então ele também vai ter medo da situação, é assim que você cria comportamentos indesejados no seu cão. Mas se o líder dele estiver tranquilo ele também vai ficar tranquilo.

cão junto

Não ter um líder

Para os humanos o melhor mesmo é ser livre, muitos nem gostam de trabalhar em equipe ou de seguir ordens, mas os cães não, eles adoram ter líderes, e um cão submisso que não tem um bom líder certamente ficará estressado e até se tornará um cão medroso.

Enquanto cães dominantes podem criar distúrbios de comportamento e passar a desafiar sua liderança, no caso se você der ordens mas não for dominante, seu cão vai te julgar como um líder ruim e tentar tomar seu posto, e toda essa situação é altamente estressante para os cães.

cachorro-destroi-sofa

Quando o dono tem pressa no passeio

Cães amam passear, com exceção dos cães que desenvolveram algum medo ou aversão ao passeio, a maioria deles ama passear, caminhar, sentir cheiros e passear é tão bom para os cães, que quando o dono começa a puxar a guia, apressar o passo, não deixa ele cheirar ou fazer xixi, tudo isso incomoda o cão.

Se você conseguiu ensinar seu cão a passear sem puxar a guia, então essa é a hora de melhorar os passeios, aprenda a caminhar tranquilamente, esse momento é sagrado para o seu cão, deixe o cão cheirar os lugares, deixe ele socializar com outros cães e pessoas, faça o cão se divertir, corra em alguns momentos.

cão passeio

 

Não brincar

A maioria dos donos já passam o dia no trabalho, chegam em casa, fazem aquele carinho rápido, jogam a bola pra afastar o cachorro, limpam as sujeiras, dão uma bronca e vão ver televisão ou fazer qualquer outra coisa que não inclua o cachorro.

Ou esperam que o cachorro cheio de energia e alegria por ver o dono, se deite com ele no sofá e veja televisão como um ursinho de pelúcia. É necessário brincar com o cão, fazer o segundo passeio, o cão precisa socializar de verdade com seu tutor.

Cão triste

Ser tratado como bebê

Os cães menores sofrem mais com essa situação, é muito comum que os donos coloquem um monte de roupinhas, lacinhos, brilhos, cheirinhos, e coloquem o cachorro em um carrinho de bebê, isso acaba com o cão, ele quer brincar, correr e ser um cão.

Os cães podem sim se acostumar as roupinhas, mas muitos deles acabam desenvolvendo distúrbios de comportamento devido a atitudes como essas em excesso.

Abraços

Já foi falado que cães não são chegados em abraços como humanos, bom, a maioria de nós adora abraçar quem gosta, mas os cães já não são chegados em abraços, para eles abraços representam invasão de espaço e até um gesto de dominância, por isso muitos deles podem não se sentir confortáveis.

Mas nem tudo está perdido, é possível abraçar seu cão, desde que ele esteja tranquilo e receptível para o abraço.

Mulher abraçando cão

Guia muito curta

Cães odeiam guia muito curta, simplesmente porque isso impede que eles passeiem com o mínimo de liberdade, curtindo os cheiros e a caminhada. Se for realmente necessário usar a guia curta, seja por questões como leis para cães de algumas raças, você pode mudar isso liberando mais a guia em locais mais tranquilos e com pouca circulação de pessoas e animais.

Falta de rotina

Cães amam rotina, eles adoram acordar e saber a hora que vão comer, a hora que vão passear, como vai ser esse passeio e principalmente saber que seu dono vai brincar com eles, então analise o nível de energia do seu cão, e prepare uma ótima rotina para ele.

cão triste

Cães detestam ficar entediados, ver pouco o tutor ou não ter o que fazer. Então se vai sair que tal deixar um brinquedo inteligente para ele não ficar entediado? Isso ajuda muito o cão a se tornar equilibrado e não desenvolver problemas de comportamento.

Reclamar quando o cão late

Muitos donos esquecem que tem um cão, e que cães latem, pois isso é a vocalização do que eles querem expressar, estão irritados, chateados, incomodados com algo, tristes, eles vão latir e uivar, pois isso é tão normal para eles quanto é normal para os humanos falar.

Mas muitos tutores começam a gritar quando o cão começa a latir, mandando ele calar a boca, os cães detestam isso e muitas vezes podem estar sinalizando algum problema para você, como uma pessoa da família desmaiada, algum intruso ou até a entrada de algum animal perigoso na casa, como cobras e escorpiões, sim, isso é sério.

Então ao invés de gritar quando seu cão começa a latir, analise o ambiente e a situação e tente entender o que ele quer te dizer.


 

 

 

 

Fonte Oficial: web cachorros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *